ESCOLA MUNICIPAL ELISIARIO DIAS - ENSINO FUNDAMENTAL E EJA, Município de São Miguel obteve um resultado histórico, superando muitas do Estado, com a nota de 4.3

15/08/2012 11:09

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta terça-feira (14), o resultado nacional do quarto levantamento sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011). Os dados do balanço sobre a evolução qualitativa do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas mostram que o governo federal atingiu as metas previamente estabelecidas em todas as etapas.

 

Nos anos iniciais do ensino fundamental (segundo ao quinto), o Ideb nacional alcançou 5. Ultrapassou, desta forma, não só a referência para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9. A rede municipal é responsável por quase 80% da oferta do ensino nessa etapa e o indicador de 2011 teve como base o trabalho desenvolvido em escolas de 5.222 cidades que compõem esse grupo.

Já nos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano), o Ideb nacional atingiu 4,1 e também ficou acima da meta prevista (3,9). Considerando somente a rede pública, que teve desempenho melhor que a rede privada, o índice superou a proposta anterior, de 3,7. Ao todo, 4,3 mil municípios foram submetidos à avaliação institucional nessa etapa do ensino. A maioria deles (62,5%) atingiu a referência nacional para 2011, que também foi superada em todas as regiões do país.

Entre os fatores responsáveis pela obtenção dos avanços na educação básica, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, citou a ampliação do ensino fundamental para nove anos, os investimentos na educação infantil (creche e pré-escola) e a ampliação dos recursos destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ele destacou ainda a cultura da avaliação e a parceria com os estados e os municípios para a concepção do índice nacional de desenvolvimento.

A proposta fixada para o desenvolvimento do ensino médio também foi alcançada de acordo com as previsões do MEC/Inep. O Ideb 2011 aponta que, nesta fase, as redes pública e privada de ensino conseguiram, juntas, chegar à meta de 3,7. O indicador é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual. O Ideb é calculado com base na taxa de aprovação e no desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Inep a cada dois anos.

A escola destaque no estado do Rio Grande do Norte ficou por conta do Elisiário Dias, uma Escola de história, de tradição e de grande responsabilidade na educação básica do Município de São Miguel. ESCOLA MUNICIPAL ELISIARIO DIAS ENSINO FUNDAMENTAL E EJA obteve um resultado histórico, superando muitas do Estado, com a nota de 4.3. Isso é sinal de responsabilidade, esforço e credibilidade. Assim queremos parabenizar a Gestão atual Maria do Socorro Rodrigues Guimarães Nunes e demais que compõem o corpo docente, assim como queremos nos congratular com todo o corpo discente, principal agente da educação. Estendemos nossas alegrias à Secretaria de Educação do Município, assim como a Gestão Municipal na pessoa de José Galeno Diógenes Torquato. Veja mais detalhe da classificação das escolas no portal do MEC.